Sunday, April 21, 2019

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 DE ABRIL


Quando celebramos livros, celebramos também atividades - escrever, ler, traduzir, publicar – que nos preenchem e realizam; e nós celebramos, fundamentalmente, as liberdades que os tornam possíveis. Os livros estão presentes na interseção de algumas das liberdades humanas mais indispensáveis, nomeadamente a liberdade de expressão e a de publicação.  Estas são liberdades frágeis que enfrentam muitos desafios, desde os direitos autorais à diversidade cultural, até às ameaças físicas que pairam sobre os autores, jornalistas e editores em muitos países em que essa liberdade é negada, ainda hoje, quando escolas são atacadas e manuscritos e livros destruídos. 

Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO (a propósito do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2018)  

Desde 1995, o dia 23 de abril é celebrado internacionalmente como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, relembrando o livro enquanto objeto e obra que une, divulga e perpetua a cultura e a informação. Neste sentido, celebramos não só o livro, mas também todos os seus intervenientes, autores, escritores e leitores. 
Os livros estão presentes na nossa vida, fazem parte do nosso quotidiano, desde a secretária da sala de aula à mesa de cabeceira do nosso quarto, da biblioteca municipal à livraria preferida. Os livros existem não só para registar palavras, ideias, emoções e histórias, mas acima de tudo para ligar diferentes identidades, culturas e gerações, sendo um portal de criatividade e comunicação. 



No comments:

Post a Comment